Eu por acaso estive a ver ou seja, a analisar os discursos da menina Tchizé dos Santos  e fiquei boquiaberto com tal capacidade de manipular, mentir e  de conseguir convencer o outro de que o certo é o errado. Para se conseguir tais proezas é importante ser muito boa actriz e com várias máscaras, para ludibriar cada elemento que tiver contacto com as suas músicas e filmes mais recentes, pois os antigos não vinham a ribalta.

Nunca tive a intenção de escrever um texto dirigido a ela, mas, é que é tanta mentira e aldrabice criada, que a pessoa fica surpresa com tamanho brilhantismo com que  manipula a realidade dos factos, quando ela é uma das pessoas que ao longo desses 45 anos contribuiu para a desgraça do povo angolano e hoje quer vir pintar ela e a sua família de cordeiros!? Por favor não faça isso,  nesses longos anos nunca lhe vi criticar o seu pai, veneravas-lhe tanto que tapava o sol com a peneira, não conheço nenhum angolano que tenha enriquecido organizando festas, sendo proprietário de revistas, clubes e muito mais, porque ao que tudo parece a senhora conseguiu, porque será?

Afirmou num dos seus filmes que  “fez um empréstimo” e conseguiu  abrir 02 bancos, ela sabe que o que diz é  um absurdo, certo?  Disse inclusive que havia agricultores e  que naquela época já estavam a procura de crédito para alavancar a agricultura angolana, como super deputada do povo que era,  acredito que sabe o que aconteceu com o pedido dos mesmos ao crédito bancário… não pretendo conhecer o seu lado hipócrita e mentiroso, caso vir a afirmar desconhecimento neste sentido, portanto vá com calma na resposta.

Se analisar o processo da mandioca até se tornar bombó e ser frito, notará que o seu “bombó is molhed” pois afinal não cumpriram com as regras, agora, chamar nomes ao actual executivo, competir com o crocodilo sobre quem mais deita lágrimas, quando o  nome que  faz parte não somente dos grandes convívios, como também dos grandes saques  da história de Angola, tem a inicial “S”, é  o cúmulo das interpretações.

Deixe-se de emoções,  encara os factos tal como eles são, pare de reclamar, porque isso é algo que deveria ter feito enquanto ocupava um lugar lá na casa das Leis, a falta de bajulação lhe toldou o senso de realidade (talvez)? O  desespero faz-nos ver alvos em todos os cantos, continue a mudar os seus filhos de escola ou de casa, pois afinal você pode, reclamar de barriga cheia é feio. Deveria fazer uma reflexão, voltar no tempo em que era uma pioneira e tentar ser uma verdadeira patriota,  UPS…, que tolice a minha, provavelmente nem sabe o que é isso, se o soubesse não estaria na Inglaterra a esbanjar o dinheiro do povo angolano, mas percebo, uns nasceram para suar e outros para se alimentarem desse suor.

Anda, vá, anima-te, rebola um bocadinho ao som da Titica, como o faz muito bem e não atrapalhe os adultos, que pensam Angola e que tudo fazem para vê-la livre, solta e próspera.

♦ Kiwaba Nzoji

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *